3 dicas de como escolher um imóvel para estudante

O início da vida universitária é repleto de desafios e um deles é morar fora. Para muitos jovens, é extremamente difícil sair da casa dos pais e iniciar a moradia em uma cidade diferente e, por vezes, até em um estado diferente, no entanto essa é uma etapa muito importante para o crescimento pessoal e profissional do ser humano. Por isso, o melhor a se fazer é abrir a mente e o coração e se permitir enfrentar o novo desafio.

Atualmente o ingresso nas Universidades foi facilitado por um sistema que possibilita ao estudante inscrever-se no curso que deseja, em qualquer faculdade do país. Aos que vão morar fora, é muito importante atentar-se às questões de moradia e saber escolher o imóvel ideal para se morar.

Dicas para escolher o melhor imóvel para a moradia de um universitário

Antes de escolher um imóvel e alugar ou comprar ele, é importante atentar-se a essas três dicas para selecionar o melhor local e evitar erros:

Localização: A localização é um dos principais fatores a serem analisados quando se trata de uma moradia para estudantes, isso porque é necessário avaliar condições como: proximidade da universidade, segurança do bairro, supermercados próximos, etc. Deve-se analisar esse fator com calma, pois causará impactos diretos na rotina do estudante e nas suas condições de deslocamento. Muitos imóveis são próximos da Universidade e possibilitam que o estudante caminhe diariamente até lá, proporcionando economia com transporte. A segurança também deve ser avaliada com calma. Após analisar com calma essa questão, é preciso pensar em outros fatores;

Estrutura física: Antes de se alugar ou comprar qualquer imóvel, um dos primeiros pontos a serem analisados é a sua estrutura física e de fato esse é um requisito que merece bastante atenção. É necessário observar se o local possui infiltrações, problemas no teto ou encanamento e até mesmo na fiação elétrica. Imóveis antigos demais podem ocasionar sérios problemas para os moradores e custar muito caro. Para quem planeja dividir imóvel com muitos colegas ou conhecidos, é importante avaliar se a estrutura comporta o número de pessoas e se de fato isso é viável financeiramente;

Relação Custo X Benefício: Essa relação sempre entra em questão quando se trata de compra ou aluguel, seja de imóveis ou de outros artigos para consumo próprio. Às vezes um preço muito baixo não compensa quando se colocam no papel as demais despesas (energia, água, alimentação, deslocamento) e por isso é importante avaliar se a relação custo X benefício é eficiente e atende às condições financeiras de quem vai arcar com as despesas do estudante. Desse modo, é essencial colocar tudo no papel e avaliar todos os pontos e despesas com muita calma, para evitar que as contas fiquem no vermelho.

Como escolher o melhor imóvel?

Para não errar na escolha, é muito importante atentar-se nas dicas acima e colocar todas as despesas no papel, só assim será possível ter uma clara noção de como escolher o melhor imóvel.

É essencial contar com uma imobiliária responsável e disposta a atender todas as suas necessidades. Conheça agora mesmo a nossa imobiliária e entre em contato conosco para alugar seu imóvel.