O que fazer quando o inquilino não paga o aluguel do apartamento em Vitória?

A cidade de Vitória, atrai normalmente muitos inquilinos. Acredito que isso seja, principalmente, por conta das facilidades do local, como o acesso à Universidade, por exemplo. Isso é muito bom para os proprietários, porém, o que fazer quando o inquilino não paga do aluguel do apartamento?

É uma questão polêmica, pois é o tipo de problema que ninguém deseja ter. Surge também como uma dúvida comum entre os proprietários, saber exatamente o que fazer em situações como essa, nas quais o aluguel está atrasado e o inquilino não paga.

Veja algumas dicas que daremos sobre o que fazer quando o inquilino não paga o aluguel do seu apartamento em Vitória.

Tentar lidar de forma amigável quando cobrar o aluguel

O primeiro de tudo é reforçar que sem contrato você está desprotegido. Afinal, é o contrato de aluguel que dá poder para tomar as providências cabíveis de forma legal e garantir os seus direitos como proprietário do imóvel. Depois de ter certeza de que em último caso tem o amparo da lei, veja essas dicas sobre ser amigável.

Já que você possui tudo formalizado devidamente, espero que tenha, pode procurar esse inquilino para conversar. Há situações pontuais que possam ser responsáveis pela falta de pagamento dele. Caso essa seja a circunstância, pode ser que vocês entrem em comum acordo sobre como ele pode quitar essa dívida sem sair do imóvel e voltar a ficar em dia.

Procure ajuda profissional para lidar com inquilinos

Em apartamentos de Vitória, há locais com grande rotatividade de inquilinos, sei muito bem como essa frequência é alta, pelos próprios motivos que mencionei no início do artigo. Por isso, pode ser que uma conversa amigável não resolva o problema.

É nessas horas que tudo se transforma em dor de cabeça para o proprietário, já que precisa lidar com a situação. A Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245/91), diz que é possível despejar o inquilino, sendo a falta de pagamento um das alegações principais para isso.

Essa pode ser a hora de contratar um advogado para dar início aos trâmites legais, já que não é mais suficiente tentar resolver no diálogo. Sei que isso tudo é muito complicado de lidar, principalmente se você é proprietários de vários apartamentos.

Em razão disso, a dica primordial seria contar com profissionais desde o começo para lidar com essa intermediação entre proprietário e inquilino. Independente da região do seu apartamento aqui na Grande Vitória, ou da rotatividade, uma imobiliária poderia resolver os conflitos de forma rápida e sem maiores problemas.

Quando o seu apartamento em Vitória está administrado devidamente por profissionais, o inquilino fica sob responsabilidade da imobiliária, que resolve tudo e apenas entra em contato com você em situações nas quais não há outra opção.

Aqui na Cristina Milanez Imóveis há, inclusive, o recebimento do aluguel todo mês no mesmo dia, ainda que o inquilino atrase. Isso garante ao proprietário o recebimento sem preocupações e também a ciência de que a empresa resolverá atrasos ocasionais.

Interessado em ajuda para alugar o seu imóvel? Entre em contato por e-mail, telefone, chat ou WhatsApp!