Quer se mudar? Conheça o bairro de Jardim da Penha em Vitória no ES

Sempre que me perguntam sobre o bairro Jardim da Penha, gosto de contar um pouco sobre a história dele.

Quem visita a região pela primeira vez buscando algum apartamento para alugar ou para desfrutar do comércio, vai embora tendo a certeza da qualidade do bairro.

Alguns se surpreendem quando falo que Jardim da Penha já foi uma região isolada da nossa capital. Como um bairro que dá acesso à praia nem sempre foi tão popular?

O nascimento do bairro

Até pouco tempo atrás, na década de 50, o único acesso para a Praia de Camburi era por uma estrada antiga, hoje conhecida como a Avenida Fernando Ferrari.

Não sei se podemos dizer com certeza quem foi o fundador do bairro Jardim da Penha, mas o fato de termos somente um acesso para praia, possibilitou a união dos primeiros moradores para a estruturação da região.

Esta união foi responsável pela construção do clube mais tradicional do bairro: o Clube 106. Ele foi construído com dinheiro da renda dos churrascos que eram realizados em uma velha choupana de palha e das serestas que perduram até hoje.

O sentimento de coletividade dos moradores fez com que o Jardim da Penha se tornasse um bairro de referência em Vitória e um lugar aconchegante para se conviver em família.

O que esperar atualmente do Jardim da Penha?

Nos presentes dias, antes de qualquer conforto, nos perguntamos sobre segurança.

Apesar de o bairro ter crescido bastante desde os anos 70, as associações de moradores continuam extremamente ativas.

As tentativas de manter o bairro unido como se fosse uma grande família que vai ao Clube 106 passar o fim de semana e desfrutar de uma boa música ao vivo é um dos grandes diferenciais do Jardim da Penha. Isso estimula a vontade de prezar pela segurança pública.

O Jardim da Penha também ganha em infraestrutura. É possível ter acesso a um bom comércio na região que atende às mais diversas necessidades do dia a dia.

Bons colégios também podem ser encontrados, o que facilita a economia dos pais quanto ao transporte e os alunos têm um rápido acesso a estabelecimentos de entretenimento cultural como o Teatro do Sesi.

Se você planeja se mudar para o Jardim da Penha para morar em condomínio, lhe adianto que eles não têm playground. O objetivo com isso, é reunir os moradores em atividades ao ar livre nas sete praças que o bairro mantém.

A iniciativa é excelente em incentivar as crianças a não somente fazer novas amizades como nos velhos tempos, mas também a criar o gosto por esporte. Por isso, a Associação Esportiva Jardim da Penha é imensamente premiada.

São diversas modalidades esportivas que têm títulos municipais e estaduais, reforçando ainda mais a ideia de coletividade do bairro.

A atividade noturna continua sendo tradição e mantém a jovialidade do bairro por conta da proximidade com a UFES, atraindo muitos jovens universitários.

Por fim, sabe aquela saudade que sentimos dos antigos carnavais de rua? Então, eles continuam sendo tradição no Jardim da Penha, liderado pelo mais antigo deles, o “Segura o copo”, também promovido pelos moradores. Não tem como não se sentir acolhido.

Fale com a Cristina Milanez Imóveis.

Deixei você com vontade de visitar este bairro tão tradicional de Vitória? Entre em contato com a imobiliária para marcamos um encontro!

Estamos disponíveis através do número (27) 3026-2121 e pelo e-mail: contato@cristinamilanez.com