Você conhece os deveres de um proprietário de apartamento para locação?

Muitas pessoas enxergam a locação de imóveis como um importante investimento. Se você é uma delas, você está absolutamente certo! Mas é preciso prestar muita atenção com relação a uma série de detalhes. Se você tiver um apartamento para alugar em Vitória e, assim como eu, procura sempre evitar dor de cabeça, é necessário conhecer quais são os deveres do proprietário.

Todos os pontos devem constar no contrato de aluguel, o qual precisa seguir à risca o que diz a lei do inquilinato. Sendo assim, é aqui que surgem vários equívocos...

Que tal conhecer todos os deveres de proprietários que possuem um apartamento para alugar em Vitória e o que deve constar no seu contrato de locação? Continue comigo que eu te conto!

Deixar o imóvel em perfeitas condições de moradia

Uma das obrigações mais básicas atreladas a você, locador, consiste nas condições do imóvel a ser locado. Seja uma casa ou apartamento, nada deve estar fora do lugar.

Isso significa que o sistema hidráulico e a rede elétrica, por exemplo, precisam operar normalmente. Afinal, a disponibilização de energia elétrica e água é o mínimo que se espera de uma moradia, não é mesmo? Os acessórios como torneiras e interruptores precisam funcionar perfeitamente. Aliás, isso não é opção, é uma regra!

Nesse quesito, também está subentendido que o imóvel deve estar totalmente limpo. Afinal, você e eu precisamos nos colocar no lugar do locatário. O mínimo que ele espera é encontrar um imóvel pronto para receber a sua mobília.

Para confirmar se todos esses itens estão atendidos, o locatário deve efetuar a chamada vistoria. Todas as características do imóvel em questão devem ser mantidas entre a vistoria e a mudança. Em outras palavras, jamais surpreenda o locatário com problemas não informados antes da concretização da locação. Acredite em mim: o melhor a se fazer é informar todos os detalhes antes de pegar qualquer assinatura, ok?

Responder legalmente por problemas estruturais do imóvel

Se houver problemas no imóvel, caberá a você solucioná-los. Normalmente, esse procedimento é acordado verbalmente entre as partes envolvidas. No entanto, o aconselhável é que todo e qualquer processo de manutenção esteja devidamente descrito no contrato de locação. Fique tranquilo com relação a isso, pois a nossa imobiliária estará ao seu lado para cuidar desses trâmites.

Apesar de não ser uma prática obrigatória, também é recomendável fotografar várias partes do imóvel. Com esse tipo de registro, você facilita a comprovação das verdadeiras condições da propriedade no período anterior à locação. Nós já comprovamos que o efeito das fotos nas pessoas interessadas é muito mais amplo e duradouro.

Quanto aos problemas do imóvel, um ótimo exemplo é a infestação de cupins. Se ficar comprovado que ele se iniciou antes da locação, o proprietário (você) é quem deve arcar com o gasto da resolução do problema. Mais uma vez, trata-se de um ponto muito importante que deve ficar explícito no contrato de locação, devidamente regido pela lei do inquilinato. A boa notícia é que para sua maior comodidade, nós também trataremos de todos os detalhes do contrato de locação!

Quitar as despesas extras ligadas ao condomínio

Quando se trata de um apartamento, existem algumas despesas que são de responsabilidade do locador, e não do inquilino. Se você possui um apartamento em Vitória e está pensando em alugá-lo, preste atenção às seguintes despesas:

Benfeitoria realizada no prédio, como por exemplo: pintura da fachada;
Indenizações trabalhistas e previdenciárias pela dispensa de empregados, ocorridas em data anterior ao início da locação;
Aquisição de equipamentos utilizados na própria rotina regular do edifício.

Como você pode notar, existem muitos detalhes relacionados à locação de um imóvel. Portanto, caso tenha um apartamento para alugar em Vitória, você deve seguir a lei do inquilinato que aborda o assunto.

Achou complicado? Fique tranquilo, pois você não precisa fazer tudo sozinho. Na verdade, é conveniente e prático contar com o suporte de uma assessoria jurídica durante a confecção do contrato de aluguel.

Dessa forma, você tem a segurança de que o seu contrato respeitará todos os aspectos em questão. Pensando nisso, a Cristina Milanez Imóveis oferece uma consultoria especializada na elaboração de contratos de aluguel. Sendo assim, entre em contato comigo hoje mesmo, eu o ajudarei a ter em mãos um documento contendo todas as cláusulas pertinentes à locação do seu imóvel. E o melhor de tudo é que não possui nenhum custo adicional. 

Aqui você não precisa se preocupar com nada, deixe que cuidamos de tudo para você!

Renata Trabach

Nunca foi tão rápido alugar um apartamento!