Vistoria do imóvel

Como a pintura do imóvel é avaliada na vistoria de saída?
A condição da pintura de cada ambiente é avaliada através de um checklist, aplicado pelo vistoriador e embasado por fotos para identificar eventual problema. Na devolução do imóvel, o inquilino é responsável por entregar a pintura na mesma condição registrada no checklist inicial.
Confira os pontos avaliados:
- Avarias e furos
Presença de furos, inclusive com pregos ou ganchos dentro, realizados para pendurar quadros, prateleiras, entre outros. Também pode indicar a presença de trechos quebrados ou lascados.
- Bolhas, descascados e sinais de umidade
Presença de bolhas ou descascados, além de outros sinais que podem indicar umidade no local, como mofo e infiltrações.
- Falhas no acabamento
Presença de falhas na textura da parede, como pontos com massa corrida em excesso, que não foi lixada. Falhas na cor da parede, como furos tapados com uma cor diferente ou paredes desbotadas. Também podem ser falhas na realização da pintura, quando é possível identificar trechos mais claros e outros mais escuros, marcas de rolo de pintura e tinta escorrida.
- Fissuras
Presença de fendas na parede ou teto, sejam elas fissuras, trincas ou rachaduras.
- Sinais de uso
Presença de marcas, manchas e riscos. Geralmente são causadas pelo contato com outros objetos, como a marca de um sofá que ficou encostado na parede ou um risco deixado ao arrastar uma estante. Também são comuns quando há uso frequente do local, como marcas próximas à maçaneta da porta ou marcas de calçado na parede da escrivaninha.


Como preparar o imóvel para a vistoria de saída?
Tudo o que você precisa saber sobre a vistoria de saída da Cristina Milanez Imóveis.
Chegou a hora de partir para outro imóvel. Ao optar pela rescisão do seu contrato de aluguel, o imóvel onde você ocupa deverá passar por uma vistoria de saída. E é fundamental que ele esteja nas mesmas condições do início da locação, conforme o laudo da vistoria de entrada.
Um checklist pra você deixar tudo em ordem antes de devolver o imóvel alugado.
- Interruptores e espelhos de tomadas
É comum que eles fiquem sujos, devido ao manuseio frequente. Neste caso, basta fazer uma limpeza e garantir que estejam fixados, pra deixar tudo em ordem.
- Itens pessoais
Certifique-se de que todos seus pertences foram retirados do imóvel.
- Furo e avaria
Se você fez furo para instalar quadro ou prateleira em azulejo ou marcenaria é preciso substituí-lo com a mesma qualidade de acabamento.
- Limpeza antes da vistoria de saída
Entregue o imóvel limpo, livre de poeira, manchas, respingos de tinta, alimentos e entulhos.
- Mobília
É fundamental que todos os itens que se encontravam no imóvel no início da locação estejam lá e sejam entregues em boas condições.
- Pintura
A condição da pintura de cada ambiente é avaliada por meio de um checklist aplicado pelo vistoriador e embasado por fotos, pra identificar eventuais problemas. Uma dica é verificar a orientação estabelecida em relação à pintura no seu contrato de locação.
Verifique na vistoria de entrada o estado em que a pintura se encontrava. Se estava nova, você deve entregar o imóvel pintado. Se estava em uso, você pode tentar remover eventuais manchas e riscos com uma boa limpeza. Agora, se alguma parede estiver muito danificada, a pintura será necessária.
Evite falhas na textura da parede, como pontos com massa corrida em excesso, que não foram lixados. Falhas na cor da parede, como furos tapados com uma cor diferente ou paredes desbotadas, também são avaliadas na vistoria.
Fique atento, também, aos sinais de uso na pintura, como marcas, manchas, riscos e sujeiras. Geralmente são causadas pelo contato com outros objetos, como a marca de um sofá que ficou encostado na parede. Ou um risco deixado ao arrastar uma estante.
Caso você precise contratar alguém pra fazer serviços de manutenção ou pintura, a Cristina Milanez Imóveis tem uma série de profissionais de confiança pra indicar.
Agora, é só deixar o imóvel antigo com tudo em cima pra vistoria de saída e partir pra alugar um novo!


O que é importante checar no imóvel após receber a vistoria de entrada?
A vistoria de entrada registra o estado de conservação aparente do imóvel. Alguns itens dependem do fornecimento de água, luz e gás e por isso só poderão ser testados efetivamente quando utilizados pelos moradores, no dia-a-dia. Por isso, é importante que você confira a vistoria de entrada feita pela Cristina Milanez Imóveis e registre se algo está com funcionamento comprometido ou em estado diferente do relatado.
Veja nossa recomendação sobre quais etapas realizar durante sua vistoria:
- Aparelho de ar-condicionado
Acione o equipamento, confirme se está resfriando o ar e se existe algum vazamento. Observe também o funcionamento das paletas e do controle (se ele não funcionar, cheque se as pilhas estão carregadas).
- Chuveiro
Em caso de chuveiro elétrico, verifique seu funcionamento. Se a água não estiver aquecendo, certifique-se de que o problema não é apenas a resistência queimada trocando por uma nova.
Se o imóvel tiver um aquecedor à gás cheque se está funcionando. Caso negativo, pode ser que o fornecimento de gás para o imóvel esteja desligado, ou o registro de água para o imóvel esteja fechado. Muitas vezes o síndico e/ou zelador consegue ajudar com as verificações.
- Eletrodoméstico
Teste sua funcionalidade. Verifique se o ciclo completo de uma máquina de lavar, ou se a geladeira está refrigerando corretamente, por exemplo. Se existem equipamentos menores, como exaustor, microondas, entre outros, também é importante você testá-los.
- Instalações elétricas
Veja se todos os disjuntores do quadro de força e relógio da EDP no condomínio referente a sua unidade estão ligados. Muitas vezes o síndico e/ou zelador consegue ajudar com as verificações. Feito isso, identifique qual a tensão das tomadas (voltagem) para então testar seu funcionamento ou conectar equipamentos à elas. No caso dos pontos de luz, certifique-se de que o problema não é apenas a lâmpada queimada.
- Instalações hidráulicas
Abra todos os registros e verifique se as torneiras funcionam corretamente. Veja também se existe algum vazamento nas mangueiras (flexíveis) e nos sifões do banheiro, área de serviço e cozinha. Teste duchas higiênicas e descargas. Nas pias, observe se existe alguma trinca por onde a água possa passar ou se estão bem fixadas. Alguns condomínios disponibilizam o registro individual da unidade que precisa ser aberto. Muitas vezes o síndico e/ou zelador consegue ajudar com as verificações.
- Mobília
Teste o funcionamento das gavetas e portas de armários. Se houver um sofá-cama, confirme se ele abre corretamente. Sofás e colchões podem apresentar pequenas manchas ou furos que não foram identificados na vistoria, assim como os móveis podem apresentar marcas ou riscos.
- Portas, janelas e cortina
Procure abrir e fechar todas. Observe se estão emperrando, se o trilho está danificado ou se alguma cortina está solta, manchada e/ou rasgada. Cheque o estado dos vidros também. Note se as maçanetas das portas ou trincos das janelas apresentam algum problema para um registro mais preciso.


Para que serve a Contestação do Laudo de Vistoria de Entrada?
Ressalta-se que tanto a vistoria de entrada quanto a sua eventual contestação, tem por finalidade documentar o estado e as condições que o imóvel foi entregue ao inquilino, o que não significa, que defeitos eventualmente verificados no imóvel, serão consertados ou reparados pelo proprietário ou imobiliária. Assim evitarão aborrecimentos no final da locação.
Importante
Não confunda contestação com solicitação de reparo.
Contestação – Situações com as quais o inquilino não concorda ou acredita estar em desacordo com o Laudo de Vistoria de Entrada.


Como fazer a Contestação do Laudo de Vistoria de Entrada?
A contestação do laudo de vistoria de entrada poderá ser feito em até 5 (cinco) dias corridos da entrega das chaves somente através do link que consta em seu laudo de vistoria. Necessário contestar somente os itens que não constam no laudo de vistoria de entrada.


Qual o papel do inquilino na vistoria de entrada?
Fique tranquilo! Você não precisa estar presente no momento da vistoria de entrada, porque nós enviamos para o seu e-mail o laudo completo.
O inquilino terá um prazo improrrogável de 5 (cinco) dias corridos a partir do termo de entrega de chaves para comunicar, acessando o WhatsApp, junto a Cristina Milanez Imóveis toda e qualquer irregularidade encontrada no recebimento de chaves e/ou controles e no imóvel, a fim de salvaguardar seus direitos à época da devolução do imóvel. Após este prazo a manutenção necessária ficará de sua responsabilidade.
É importante verificar se o imóvel recebido está nas mesmas condições registradas no laudo da vistoria e apontar qualquer informação divergente. Como a vistoria acontece alguns dias antes do início da locação, nesse período, o proprietário pode finalizar a retirada de itens pessoais ou a realização de melhorias acordadas previamente.
Além disso, você deve testar o funcionamento dos equipamentos e instalações do imóvel, uma vez que somente com o uso no dia-a-dia alguns problemas poderão ser identificados.


Qual o papel do inquilino na vistoria de saída?
Preparar o imóvel para entregá-lo ao proprietário nas mesmas condições que você encontrou no início da locação. Para te auxiliar, consulte o laudo da vistoria de entrada como um check list para verificar as condições atuais.