Conheça 5 garantias que você pode pedir no processo de locação de um imóvel

É comum que você, dono de imóvel, se sinta inseguro no momento de disponibilizar a sua propriedade para locação. O que eu sei é que você não está totalmente errado, pois pode ocorrer de o locatário não conseguir cumprir a sua parte do acordo, isto é, não efetuar o pagamento do aluguel em dia.

A situação, é claro, pode prejudicar você que está contando com o dinheiro para as suas despesas pessoais. Mas você sabia que a melhor forma de amenizar este contratempo é pedir algum tipo de garantia ao inquilino?

No artigo de hoje, vou mostrar a você 5 garantias que podem ser pedidas no processo de locação de um imóvel.

O que é garantia de locação?

Antes, porém, de mostrar 5 garantias que você pode pedir na hora de alugar o seu imóvel, vou lhe explicar o que é a garantia de locação. Prevista na legislação brasileira, ela deve ser incluída no contrato de aluguel e tem um papel relevante neste processo.

Eu lhe digo o por quê: é uma segurança de que você não sofrerá prejuízos durante o período de locação. Em outras palavras, é uma forma de assegurar a você o recebimento do valor correspondente ao aluguel ainda que o inquilino não seja capaz de pagar as contas no prazo combinado.

Nesse caso, a quantia fica a cargo de outra pessoa ou instituição, dependendo da garantia pedida.

Tipos de garantias

Agora, vou falar sobre 5 tipos de garantias que você pode solicitar ao locatário no momento de fechar o contrato de locação. Continue lendo e descubra qual é a melhor alternativa para você.

1. Caução

Se você vai alugar um imóvel, pode solicitar ao locatário que ofereça algum bem móvel ou imóvel como garantia de que ele cumprirá as cláusulas contratuais. Outra forma de assegurar isto é requisitar ao inquilino um valor em dinheiro correspondente a três meses de aluguel, o qual deverá ser restituído ao final do contrato caso não ocorra qualquer inconveniência.

2. Fiador

Você também pode solicitar ao futuro inquilino que apresente um fiador, ou seja, uma pessoa que ficará responsável pelas despesas referentes ao aluguel caso haja algum imprevisto. Este fiador deve possuir uma propriedade em seu nome – a qual poderá ser penhorada em caso de inadimplência – e uma renda equivalente ou superior a três vezes o valor do aluguel.

3. CredPago

CredPago é uma solução simples e nada burocrática, além de ser totalmente digital. Para formalizar este tipo de garantia, basta que o locatário apresente a última fatura do cartão de crédito, seu e de um garantidor. Com o documento em mãos, um rápido cadastro do cliente no site da CredPago e aguarda apenas alguns minutos antes de receber a resposta da análise. Se positiva, é gerado um contrato que deverá ser assinado pelo locatário.

4. Carta fiança

A diferença entre esta garantia e a segunda é que, nesse caso, o fiador é um banco. O locatário deve pedir uma carta fiança à instituição, a qual será responsável por pagar a você o valor do aluguel atrasado, caso isso ocorra.

5. Seguro fiança

Por último, vou falar sobre o seguro fiança, um tipo de garantia que envolve uma seguradora, pela qual o futuro inquilino contrata uma apólice de seguros e coloca você como beneficiário. Caso o aluguel não seja pago corretamente, você será ressarcido ao receber o valor do seguro.

Se você ficou com alguma dúvida quanto às garantias de locação de imóvel, entre em contato comigo pelo e-mail, telefone, chat ou WhatsApp.