Como saber qual o momento ideal para alugar um imóvel?

Depois de um período muito favorável para donos de imóveis, em que o valor do aluguel era muito mais alto do que a média, há quatro anos ele tem sido mais positivo para o locatário. O índice vem crescido abaixo da inflação, configurando uma baixa significativa de até 24% em cidades como o Rio de Janeiro.

Em 2020 há uma expectativa de aumento relevante para quem deseja alugar seu imóvel e vem encontrando dificuldades de fechar contrato por um valor mais adequado ao local da moradia e a sua qualidade. Na maioria das vezes, foi necessário baixar o valor para que não houvesse tanto prejuízo com contas como o condomínio. Para fazer um bom negócio, é preciso ficar atento sobre qual o momento ideal para alugar um imóvel.

As oscilações de preços dos alugueis

Quem está à procura de um imóvel para alugar, se depara com uma tarefa razoavelmente complexa. Afinal, é raro fechar com o primeiro a ser visitado e muitas vezes é preciso fazer um cansativo rito de busca até encontrar o que tenha a ver com sua necessidade. Sem contar com as exigências do cadastro, que muitas vezes é bastante burocrática.

Os valores cobrados, que incluem o do aluguel e condomínio, afetam diretamente o orçamento familiar que, em geral, é uma das contas mais altas mensais e pode ser bastante prejudicial se não for feita uma escolha adequada aos recebimentos.

Alugar um apartamento ou casa pode ser a realização do sonha da independência ou da formação de uma nova família. Mesmo que a proposta seja alugar por um período, o local precisa ser agradável, acessível e proporcionar a sensação do lar tão desejado.

Mas os valores dos alugueis no Brasil tiveram duas situações bastante opostas por um período de dez anos. Logo após a confirmação do Brasil para sediar as Olimpíadas e a Copa do Mundo, os preços dos alugueis, especialmente em cidades que sediariam os eventos, subiram até 500% do valor original.

A demanda impulsionou também a construção, com inúmeros lançamentos com valores bem mais altos do que a média. Mas logo que os eventos passaram, a queda esperada foi acrescida pela crise econômica e política do país, levando os valores a uma queda relevante.

Embora o período seja propício ao inquilino, à crise também atingiu o emprego e o salário, fazendo mais pessoas ficarem desempregadas ou endividadas. Com isso, mesmo desejando alugar um imóvel, o brasileiro vem se resguardando até encontrar o momento adequado.

Dicas para saber a hora certa

Para descobrir se está no momento certo para alugar seu imóvel, separamos cinco dicas úteis, tais como:

1 – Tenha paciência: há muitas ofertas interessantes no mercado, sendo muito importante evitar os impulsos e aguardar uma melhor oportunidade para o tipo de imóvel desejado.

2 – Avalie sua condição financeira: o valor do aluguel é uma conta fixa mensal, que pesa bastante no orçamento. Para assumir esse compromisso é preciso ter bastante consciência sobre seu orçamento, para evitar atrasos e inadimplências.

3 – Confira o imóvel: há imóveis com ótimos valores, mas cheios de problemas internos, muitas vezes camuflados. Se for possível uma negociação sobre obras e valores, pode valer a pena alugar mesmo assim. Faça uma boa vistoria antes de fechar o contrato e pegar as chaves, para que no contrato estejam especificados os problemas existentes no local.

4 – Documentação: pesquise se o locador é mesmo o dono do imóvel ou se tem procuração para locá-lo. O locador precisa ser maior de idade, ter comprovante de renda, RG e CPF.

5 – Fiquem atentas as garantias: em geral, para locar um imóvel é exigida apenas uma garantia, como exigindo um fiador ou seguro-fiança.

Entre em contato agora mesmo, por meio de nossos canais de comunicação e deixe seu nome, e-mail e telefone.